ENEM 2024: o que muda para as escolas?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi criada para organizar o ensino de maneira mais eficiente e menos fragmentada.
A BNCC favorece a integração curricular, o que significa que a escola estará contribuindo para a formação de um aluno mais completo.
A mudança principal que ocorrerá com o Novo Ensino Médio é o foco que será colocado no aluno e seu desenvolvimento pessoal, de forma que ele possa planejar e seguir em frente com seus objetivos e projeto de vida.
Sobre o projeto de vida, é importante que o aluno seja o protagonista de sua história, e isso começa na escola, com orientações e espaço para que ele possa refletir sobre seus desejos e objetivos para o futuro.
Além disso, esses recursos podem ser usados para ajudar o aluno a tomar decisões mais conscientes sobre seus estudos e carreira.
Esses recursos também contribuirão para que o aluno esteja mais preparado para o novo ENEM e para os desafios que virão a seguir.
Mas… O que muda efetivamente para as escolas? E como a BNCC impacta o ENEM 2024?
Veja a seguir as respostas para essas e outras perguntas sobre o tema. Confira!
BNCC: quais as principais mudanças?
A reforma do Ensino Médio é uma necessidade para melhorar o desempenho dos alunos e, consequentemente, a qualidade da educação no Brasil. Para isso, é importante investir em recursos humanos, na melhoria da gestão das escolas e na modernização do currículo. Além disso, foi necessária a Nova Norma da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio e Fundamental, que foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Uma das metas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a de garantir que todos os alunos do país recebam uma educação de qualidade. Para isso, a BNCC considera a flexibilização das escolhas dos conteúdos, de forma que os alunos possam optar por aqueles que mais lhes interessam e se identificam. Tecnologias e redação são dois exemplos de conteúdos que podem ser trabalhados de forma mais flexível, uma vez que os alunos têm diferentes habilidades e preferências.
A partir daí, a BNCC propõe a transição de um modelo único e exclusivo de disciplinas obrigatórias para a implementação de um modelo de ensino mais alternativo, baseado em três grandes frentes:
– Aumento da flexibilidade na escolha das disciplinas, permitindo que os estudantes se concentrem nas áreas que mais lhes interessam;
– Novas disciplinas voltadas para a formação profissional;
– Inclusão de atividades complementares, como estágios e cursos de extensão, para que os estudantes possam se preparar melhor para a vida acadêmica e profissional.
Nesse cenário, quais as mudanças práticas que as escolas devem promover de forma a garantir a implementação total proposta pelas diretrizes da Norma da BNCC?
De forma bem concisa, até 2024, as escolas deverão na prática implementar ações para atenderem as mudanças propostas pela BNCC.
As principais mudanças efetivas são:
– A ampliação da carga horária, que deverá ser implantada gradualmente;
– O desenvolvimento das competências e habilidades gerais da educação básica;
– A implementação de um novo currículo complementar unindo as disciplinas comuns, consideradas na Formação Básica Geral, às disciplinas flexíveis, consideradas nos itinerários formativos.
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Clique aquiO Novo Ensino Médio (NEM)
O Novo Ensino Médio (NEM) é um projeto do MEC que busca melhorar a educação básica no Brasil. Ele foi criado com base em uma experiência bem-sucedida na cidade de São Paulo, e já está sendo implementado em todo o país.
O novo modelo de ensino médio prevê o aumento da carga horária, de 2.000 horas para 3.000 horas mínimas, que serão distribuídas da seguinte forma:
– A formação geral básica terá 1.800 horas de carga horária. As disciplinas desta primeira fase do ensino médio são compostas por competências e habilidades previstas na BNCC.
– Os itinerários formativos constituirão as próximas 1.200 horas do ensino médio. As escolas não serão obrigadas a oferecer todas as áreas que compõem tais itinerários.
A implantação do novo modelo de ensino médio começará gradualmente, a partir do 1º ano, até alcançar todos os três anos de ensino até 2024.
Uma outra mudança já anunciada pelo MEC é que, com o Novo Ensino Médio, os estados poderão oferecer até 30% da carga horária na modalidade de Educação a Distância (EaD).
O modelo de ensino médio antigo não considerava as diferentes formas de aprendizagem dos alunos. Todos os estudantes eram obrigados a seguir o mesmo currículo e a serem avaliados da mesma forma. Com a nova proposta, os alunos podem escolher entre diferentes itinerários, de acordo com o seu interesse e perfil. Isso torna o ensino médio mais flexível e adaptado às necessidades de cada estudante.
O Novo Ensino Médio agora está baseado em três pilares:
- Oferecer aos alunos uma educação mais personalizada e adaptada às suas necessidades;
- Desenvolver as competências necessárias para a vida profissional;
- Preparar os alunos para o ENEM.
Para isso, o Novo Ensino Médio vai oferecer uma série de recursos com diferentes perfis, que poderão ser escolhidos pelos alunos, como:
Perfis profissionais: os alunos podem escolher um perfil profissional de acordo com seus interesses, e o currículo é adaptado para atender às suas necessidades;
Aulas de robótica, informática e outras disciplinas: oferecendo aos alunos a possibilidade de se especializar em áreas que consideram interessantes;
Estágios: os alunos têm a oportunidade de fazer estágios em empresas, para desenvolver suas competências profissionais;
Acompanhamento personalizado: os alunos são acompanhados de perto pelos professores, de forma a garantir o seu sucesso no aprendizado;
Simulações de vestibular: os alunos têm a oportunidade de fazer simulações do ENEM, para se prepararem da melhor forma possível para o exame.
Disciplinas formativas – que promovem melhorias na oralidade, na escrita, na comunicação, comportamentais, trabalhando as habilidades socioemocionais dos alunos.
Com esses recursos, o Novo Ensino Médio oferece a possibilidade de um ensino mais personalizado e adaptado, de forma a atender às necessidades e aspirações profissionais de cada aluno.
Os itinerários formativos
Itinerários formativos são um conjunto de ações educativas que se desenvolvem ao longo do tempo, com o objetivo de proporcionar aos alunos todos os aprendizados previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses itinerários devem ser planejados de forma flexível, de acordo com as necessidades e interesses de cada estudante, possibilitando que todos atinjam seus objetivos educacionais.
Os itinerários podem variar conforme as possibilidades de oferta das redes de ensino e escolas, e devem ser compostos por quatro “eixos estruturantes”, que devem ser complementares:
Eixo 1 – Formação Básica
Eixo 2 – Formação Complementar
Eixo 3 – Formação Específica
Eixo 4 – Formação Opcional
Os Itinerários Formativos visam à formação integral dos alunos, oferecendo-lhes uma experiência educacional mais ampla e variada que a tradicional. Eles também são uma ótima forma de os alunos se envolverem com atividades fora da escola e de se prepararem para o mundo real.
Existem vários tipos de Itinerários Formativos que os alunos podem escolher, dependendo de seus interesses e objetivos. Alguns exemplos incluem:
– Itinerário científico e tecnológico: este itinerário é ideal para alunos com um interesse especial na área de ciência e tecnologia. Ele oferece aos alunos a oportunidade de se envolver com atividades de investigação, experimentação e desenvolvimento de projetos.
– Itinerário artístico e cultural: este itinerário é ideal para alunos com um interesse especial na área de arte e cultura. Ele oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas e de se envolver com atividades culturais.
– Itinerário empresarial: este itinerário é ideal para alunos com um interesse especial na área de empreendedorismo e negócios. Ele oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades de liderança e de se envolver com atividades empresariais.
– Itinerário esportivo: este itinerário é ideal para alunos com um interesse especial na área de esportes. Ele oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades esportivas e de se envolver com atividades de lazer.
– Itinerário de voluntariado: este itinerário é ideal para alunos com um interesse especial em servir a comunidade. Ele oferece aos alunos a oportunidade de se envolver com atividades de voluntariado e de servir ao próximo.
Qualquer aluno do ensino médio pode escolher um ou mais itinerários formativos para seguir, e eles são um ótimo complemento à educação tradicional. Os alunos que escolherem seguir um itinerário formativo terão a oportunidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos, além de se envolver com atividades que os ajudarão a se preparar para o mundo real.
O mundo é dinâmico e está em constante mudança, o que exige que as pessoas estejam preparadas para as novas demandas do mercado de trabalho. Para isso, é importante que elas busquem sempre adquirir novas habilidades e conhecimentos.
Recomenda-se que os pais estejam atentos e acompanhem seus filhos nas escolas, a fim de garantir que os estudantes possam contar com diversos recursos para auxiliá-los na escolha das disciplinas, que devem ser disponibilizados pelas escolas, como:
– Orientação dos professores;
– Informações sobre as disciplinas oferecidas;
– Apresentações das disciplinas;
– Testes de orientação vocacional;
– Os itinerários oferecidos pela escola e a variedade de opções;
– As cargas horárias complementares ou formativas.
ENEM 2024
Para 2024, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) estará totalmente adaptado para atender à BNCC e deverá ser realizado em duas etapas. No primeiro dia, as provas serão focadas nas disciplinas gerais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
No segundo dia, as provas estarão divididas em três diferentes áreas: Humanas, Exatas e Biológicas. Assim, cada estudante deve escolher uma dessas áreas de acordo com seus interesses e habilidades.
Isso terá um impacto direto no ENEM, que é a principal avaliação usada para o acesso à educação superior no Brasil. De acordo com o MEC, o novo formato do ENEM 2024 será mais exigente e cobrará um nível maior de conhecimento dos estudantes.
A opinião de especialistas sobre o impacto das mudanças no ensino médio é dividida. Alguns acreditam que o novo modelo de ensino pode ajudar a melhorar a qualidade do ensino médio no Brasil. Outros, no entanto, temem que as mudanças sejam implementadas de forma inadequada e acabem prejudicando os estudantes.
Uma coisa é certa: as mudanças no formato do ensino médio vão afetar diretamente o ENEM e outras avaliações importantes para o acesso à educação superior. É importante que os estudantes estejam cientes das mudanças e se preparem para elas da melhor forma possível.
O ENEM é uma avaliação importante para o acesso à educação superior, por isso é importante que, não somente os estudantes estejam cientes das mudanças, mas também que os pais acompanhem as escolas nesse processo, para garantir que seus filhos estejam preparados para o novo formato do ENEM 2024.
Para ajudar as escolas a se adequarem às novas exigências, o MEC lançou a Plataforma do Novo Ensino Médio, que reúne orientações, materiais didáticos e recursos pedagógicos.
A plataforma do ENEM é importante porque, além de disponibilizar diversos recursos, também divulga experiências bem-sucedidas de instituições que já implementaram o novo ensino médio. Assim, as escolas, os alunos e os pais dos alunos poderão ter acesso a um conteúdo de qualidade e se inspirarem em experiências que deram certo.
Para acessar a plataforma, basta se cadastrar com seus dados pessoais. Depois, é só aproveitar os recursos que estão disponíveis.
A fim de assegurar a aplicação dessa nova avaliação, dentre o material fornecido pela Plataforma do Novo Ensino Médio, estão disponíveis:
– Planilha de métricas para acompanhamento do cumprimento das diretrizes curriculares do novo ensino médio;
– Uma cartilha com orientações sobre a elaboração do projeto político-pedagógico do ensino médio;
– Um caderno de formação sobre a elaboração do currículo do ensino médio, considerando as mudanças trazidas pelo novo Decreto;
– Uma cartilha com orientações sobre a implementação do Novo Ensino Médio;
– Uma plataforma de divulgação de experiências bem-sucedidas de instituições que já implementaram o novo ensino médio.
Desafios
Embora a BNCC seja considerada o referencial curricular oficial do ensino público brasileiro desde 2016, a implementação do modelo ainda gera muitos desafios para ensino público e particular.
No caso das escolas públicas, para que o modelo seja implementado, cada estado precisa elaborar um referencial curricular que se adeque aos requisitos locais novos. O documento segue, então, para análise do Conselho Estadual de Educação (CEE), responsável por homologar e criar normas complementares para viabilizá-lo.
O Movimento pela Base, uma plataforma pública criada para dar visibilidade à implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, indica que até o início de fevereiro um total de 22 estados estavam com o referencial curricular aprovado pelo CEE e homologado.
Outro grande desafio é a formação dos professores. Com a mudança do modelo, é preciso que os professores sejam capacitados para atuar de acordo com as novas exigências. Isso representa um investimento a longo prazo, que nem sempre os estados estão dispostos a fazer.
A implementação da BNCC ainda é um grande desafio para o ensino público brasileiro, mas avanços significativos já foram alcançados. Com o comprometimento de todos os envolvidos, é possível que o modelo seja implementado de forma efetiva em todo o país.
Para as escolas particulares, a adequação às mudanças tem sido um processo mais tranquilo, promovendo uma revisão na proposta pedagógica, reorganizando e flexibilizando algumas atividades. De forma geral, as escolas terão autonomia para essa adaptação, diferente dos processos pelos quais as escolas públicas precisam passar.
No geral, as escolas deverão sair do ensino por matéria e conteúdo e começarão a trabalhar por áreas de conhecimento, o que facilita a aprendizagem baseada em projetos. Desta forma, o professor vai passar de dono da informação para mediador do conhecimento.
Entre os desafios que as escolas particulares estão enfrentando, um deles é transformar a avaliação do ensino que é medida atualmente pelas escolas, através de provas feitas pelos alunos com determinados assuntos aprendidos em um bimestre, e adaptar para a proposta da BNCC que prevê uma abordagem de avaliação que poderá envolver conteúdos aprendidos desde o 1º ano do Ensino Fundamental com questões que também podem ser interdisciplinares.
Outro desafio para as escolas particulares também é a formação dos professores, pois, em geral, os educadores são especialistas. O corpo docente precisa ser treinado na metodologia e na prática. A nova visão que a BNCC está propondo necessita de um professor mais generalista
Conclusão:
A implementação da BNCC tem sido um grande desafio para o ensino público e particular brasileiro, no entanto, é fundamental que todos os envolvidos estejam comprometidos com a implementação do modelo, para que possamos alcançar os resultados esperados.
Uma forma de inovar nesse processo e atingir mais objetivamente a meta de implementação de todas as diretrizes da BNCC é buscar complementação curricular pelo que a própria Norma da BNCC considera “o notório saber”. Isso significa que as escolas podem e devem estabelecer parcerias externas para conseguirem atender algumas disciplinas específicas, principalmente as que estão fora da Base Geral de Formação.
As escolas poderão optar por estabelecer parcerias com escolas de apoio que auxiliarão nesse processo, uma vez que contam com profissionais capacitados especificamente para atender ao programa extracurricular da BNCC.
A We Students pode contribuir nesse processo porque conta com um Programa Completo, o We Communication, que atende 200 horas extracurriculares da BNCC, trabalhando em 5 pilares as softskills e competências necessárias para dar sustentação à proposta pedagógica de escolas públicas e particulares de forma íntegra e descomplicada, que podem ser implantados em módulos, como conteúdo complementar ou de acordo com a grade curricular da sua escola.
Entre em contato para saber como funciona, nós estamos aqui para entender suas necessidades e ajudar da melhor forma possível!
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