Pular para o conteúdo

Escolas de Apoio: como elas contribuem com os desafios das escolas regulares no pós pandemia

    escolas de apoio we students blog ok

    Escolas de Apoio: como elas contribuem com os desafios das escolas regulares no pós-pandemia

    Desde o início, a pandemia mudou a forma como pensamos sobre a aprendizagem, com situações de emergência que nem sempre estão sob o nosso controle. Ainda assim, o sistema educacional segue em frente, apesar de todos os desafios. Aprendemos como lidar com essas adversidades, tirando o melhor proveito possível de um ambiente complexo e cheio de incertezas.

    Considerando que o processo de aprendizagem se dá por meio da experiência, absorvendo o que vemos e o que ouvimos, ou por meio de experimentos e testes e que, aprendemos também a partir do erro, da tentativa e do fracasso, avalia-se que a pandemia tenha deixado uma lacuna de ensino importante para que professores, pais e alunos busquem estratégias que devem ser adotadas para que os jovens possam continuar o seu processo de aprendizagem de forma contínua, sem que haja grandes lacunas de ensino. Esses recursos, somados às ações pedagógicas dos professores, auxiliarão os alunos a continuarem adquirindo os conteúdos de forma mais eficiente e completa. 

    Veja nesse artigo as melhores estratégias e alternativas para que professores, pais e alunos obtenham bons resultados na busca de diminuir os impactos no ensino deixados no pós pandemia!

    A pandemia trouxe muitos desafios para o sistema educacional, mas também nos mostrou que é possível superar esses obstáculos. A aprendizagem escolar é um processo complexo, envolvendo múltiplos fatores. A pandemia do Covid-19 teve um impacto significativo nesse processo, afetando não só a maneira como os alunos aprendem, mas também a maneira como os educadores ensinam.

    Uma das maneiras de minimizar o impacto da pandemia no processo de aprendizagem é fornecer recursos para que os alunos possam continuar aprendendo de forma eficaz. Esses recursos podem incluir acesso à internet, dispositivos móveis, livros didáticos e aplicativos educacionais. Além disso, é importante fornecer orientação e apoio aos alunos e às famílias para que possam enfrentar os desafios impostos pela pandemia.

    No entanto, ainda há muito a ser feito para assegurar que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem de qualidade, independentemente de onde estejam. Precisamos de mais recursos e soluções inovadoras para atender às necessidades específicas de cada estudante.

    É fundamental que os professores estejam bem preparados para ensinar em um ambiente virtual. Precisamos de mais treinamento e apoio para que eles possam se adaptar às novas realidades e oferecer aos alunos o melhor ensino possível.

    A família também precisa de mais apoio para lidar com as exigências do novo ensino. Precisamos de mais recursos para ajudar as famílias a se adaptarem às mudanças e garantir que os alunos tenham o suporte necessário para aprender.

    Nesse sentido, escolas de apoio que trabalham com programas de reforço escolar e desenvolvimento de soft skills, como a We Students, podem contribuir fortemente no processo de recomposição da defasagem de ensino que se instaurou nas escolas públicas e particulares, advindo desse processo de adaptação aos desafios que a pandemia nos deixou.

    Recomposição de aprendizagem é o conjunto de ações que visam à melhoria do desempenho escolar de um aluno, através do aprimoramento do seu processo de aprendizagem. Essas ações são desenvolvidas em consonância com as orientações pedagógicas da instituição de ensino e considerando as características individuais de cada aluno, de acordo com seu ritmo de aprendizagem.

    A recomposição de aprendizagem é uma estratégia pedagógica que pode ser usada para atender alunos que apresentam dificuldades em algum(ns) componente(s) curricular(es), bem como aqueles que têm potencial para um rendimento escolar mais elevado.

     

    A aplicação da recomposição de aprendizagem deve ser feita de forma a atender às necessidades específicas de cada aluno, sempre considerando o seu ritmo de aprendizagem. É importante que a equipe pedagógica da escola esteja envolvida no processo, de forma a garantir a efetividade das ações desenvolvidas.

    Desta forma, a recomposição de aprendizagem poderá ser realizada de forma eficiente, garantindo o sucesso acadêmico de todos os alunos. Assegurará que a recomposição seja feita da melhor maneira possível, garantindo o aprendizado de todos os alunos.

    As estratégias de aprendizagem devem, portanto, permitir que os alunos explorem, experimentem e testem. Devem fornecer recursos que incentivem a criatividade e a inovação. Algumas das principais estratégias que podem ser consideradas são:

    1. Proporcionar experiências de aprendizagem significativas: as experiências de aprendizagem devem ser relevantes e contextualizadas, permitindo que os alunos explorem e experimentem de forma a construírem o seu próprio conhecimento.
    2. Favorecer o pensamento crítico e a criatividade: as estratégias de aprendizagem devem incentivar os alunos a pensarem criticamente e de forma criativa, questionando o status quo e buscando inovação.

     

    1. Promover a colaboração e o trabalho em equipe: a aprendizagem é um processo social, que se beneficia da colaboração e do trabalho em equipe. As estratégias de aprendizagem devem, portanto, incentivar e facilitar a colaboração.

    2. Fomentar o espírito empreendedor: as estratégias de aprendizagem devem estimular o espírito empreendedor, permitindo que os alunos desenvolvam soluções inovadoras para problemas reais.

    Em suma, as estratégias de aprendizagem devem incentivar a criatividade e a inovação, sendo relevantes e contextualizadas, e permitindo que os alunos explorem, experimentem e testem para construírem o seu próprio conhecimento.

    Nesse contexto, a We Students, por meio das metodologias que somam conhecimento científico, neurociências e psicopedagogia junto ao conteúdo escolar, desenvolveu o Programa We Communication, um programa completo focado em desenvolver as principais soft skills socioemocionais e comportamentais para que os alunos sejam capazes de identificar suas melhores habilidades e trabalhar as competências deficientes. O programa foi inteiramente baseado na nova BNCC e fornece 200h de conteúdo complementar.

    A We Students possui casos de implementação do Programa We Communication, com alunos carentes. Os resultados surpreendentes na melhora da performance desses alunos nos levou a um análise e expansão do programa para escolas e estudantes de todas as classes sociais.

    Nossa equipe de profissionais está preparada e qualificada para tutoria e reforço escolar, de todas as séries e matérias do Ensino Fundamental e Médio, sempre com foco em potencializar, complementar e suplementar a aprendizagem oferecida pelas escolas.

    Buscar a complementaridade que escolas de apoio podem oferecer, como a We Students, pode ser uma saída inteligente para escolas, pais e alunos, com ganhos significativos de conhecimento e aprendizado, no preenchimento da lacuna de ensino deixada pelos impactos pós pandemia.

    WhatsApp
    Email
    Facebook
    LinkedIn