Pular para o conteúdo

5 Dicas para Melhorar sua Redação

    5 Dicas para Melhorar sua Redação

    5 Dicas para Melhorar sua Redação

    Se fizermos uma consulta na internet a respeito da palavra redação, teremos o seguinte: 

    “Redação é o processo de redigir um texto. É uma atividade presente na cultura civilizada desde a invenção da escrita, e atualmente considerada um campo profissional e artístico na literatura, na produção de roteiros, na elaboração de relatórios e documentos, na publicidade e no jornalismo, entre diversas outras áreas.”

    Para que você prepare uma redação nota 1.000, separamos 5 dicas de como melhorar a sua produção de textos e desenvolver a habilidade da escrita. 

    Divirta-se com a leitura e aproveite todas as dicas!

    A redação é responsável por dar coesão e fluência ao texto, além de ajudar a expressar as ideias de forma clara e objetiva. Por isso, é importante que seja bem estruturada e tenha um vocabulário adequado.

    Não existe fórmula para escrever uma boa redação, mas é importante que o aluno saia do ensino médio preparado para enfrentar os diversos vestibulares e os desafios das suas respectivas redações.

    Para saber mais sobre o We Choice

    Programa de escolha para orientação profissional

    Clique aqui

    Seguem aqui 5 dicas importantes que vão te ajudar a encontrar subsídios para melhorar suas técnicas de redação:

    1. Leia muito: 

    A leitura é a base de tudo!

    Ler é importante para a escrita, e quanto mais você lê, mais você se torna habilidoso em escrever. 

    A leitura é importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa, pois através da leitura é possível aumentar seu vocabulário, melhorar sua gramática, adquirir conhecimento, desenvolver a imaginação e a criatividade e também se manter informado sobre os acontecimentos do mundo, o que por sua vez, irá melhorar a sua escrita. 

    Quanto mais diversificada for a sua leitura, mais você vai obter exemplos de uma boa escrita para se inspirar. 

    Ter uma rotina de leitura irá aumentar a sua acessibilidade a todos os benefícios citados aqui e vai melhorar consideravelmente os resultados da sua redação.

    1. Escreva sobre assuntos que você gosta: 

    Escrever sobre um assunto que você conhece e gosta facilita o processo e diminui a ansiedade. O hábito da escrita é importante para todos, independentemente da profissão que você exerça. 

    Escrever ajuda a pensar melhor, a organizar melhor os seus pensamentos e, consequentemente, a se expressar de forma mais clara. Além disso, é uma ótima forma de exercitar a sua criatividade.

    Por isso, é importante escrevermos o máximo que pudermos, sempre buscando melhorar a escrita da nossa redação. E, para isso, o ideal é escrevermos sobre assuntos que nos interesse, pois assim fica mais fácil para o fluxo de ideias se desenvolver em nossa mente.

    Aqui estão alguns recursos que podem te ajudar a escrever sobre diversos assuntos e, principalmente, os seus assuntos favoritos:

    • Use a internet como uma ferramenta de pesquisa. Há muitas fontes de informação disponíveis on-line, e a maioria delas são gratuitas.
    • Procure livros sobre o seu tópico de interesse. A biblioteca pública pode ser uma ótima fonte de livros e revistas sobre um vasto número de tópicos.
    • Converse com pessoas que sabem mais sobre o seu tópico de interesse. As pessoas que têm experiência com um determinado assunto podem fornecer informações úteis e pontos de vista interessantes.
    • Participe de fóruns e grupos on-line que debatem sobre o seu tópico de interesse. Esses fóruns podem fornecer um bom meio para aprender e trocar ideias com outras pessoas que estão interessadas no mesmo tópico.
    • Assista palestras e conferências sobre o seu tópico de interesse. Muitas vezes, você pode assistir a esses eventos on-line, o que torna mais fácil participar.
    1. Faça um diário:

    Um diário pode te ajudar a desenvolver sua escrita e também a expressar suas emoções.

    Criar o hábito de escrever todo dia é um bom exercício para desenvolver sua habilidade de escrever e melhorar cada vez mais sua desenvoltura para preparar uma redação. Aposte em um diário ou blog e produza pelo menos uma página por dia.

    Escrever todos os dias parece ser uma tarefa difícil, mas hábitos diários de escrita podem ser extremamente gratificantes. Começar um hábito de escrita diária pode parecer assustador, mas há algumas maneiras simples de começar.

    Primeiro, considere o que você gostaria de escrever. Um diário pessoal pode ser um bom lugar para começar, mas você também pode escrever sobre um hobby ou interesse específico. 

    Se você estiver tendo dificuldade em decidir o que escrever, pode ser útil começar com um prompt de escrita (um tópico em torno do qual você começa a escrever suas ideias sobre o tema) . Existem vários sites e livros que oferecem prompts de escrita, e você pode até mesmo criar seus próprios.

    Uma vez que você tenha um plano para o que escrever, é hora de escolher um formato. Você pode optar por um bloco de notas ou um documento do Word, ou pode criar um blog ou um site. 

    Se você estiver escrevendo um diário pessoal, pode ser útil optar por um formato que permita que você adicione imagens e outros elementos visuais.

    Depois de escolher um formato, é hora de começar a escrever. Lembre-se, não há nenhuma regra para a escrita diária, então não se preocupe se o que você está escrevendo não parece perfeito. A principal coisa é simplesmente sentar-se e começar a escrever.

    O hábito de escrever diariamente pode ser extremamente benéfico para a sua saúde mental e física. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve considerar o hábito de escrever todos os dias:

    • Reduz o estresse;
    • Melhora a sua memória;
    • Aumenta a sua criatividade;
    • Combate a depressão;
    • Ajuda a melhorar a sua autoestima.

    Além disso, escrever diariamente pode ser uma ótima maneira de documentar sua vida e seus pensamentos. Se você estiver procurando um hobby que o ajude a relaxar e ao mesmo tempo seja produtivo, o hábito de escrever diariamente pode ser exatamente o que você está procurando.

    1. Escrever corretamente na internet:

    A internet é uma ferramenta poderosa, mas é importante lembrar que tudo o que você escreve ali fica registrado para sempre.

    Seja cuidadoso(a) ao escrever e, não importa a situação, sempre é importante escrever corretamente. Isso evita que as pessoas fiquem confusas com o que você quer dizer, e pode ajudar a evitar mal-entendidos.

    As abreviações e palavras escritas incorretamente muitas vezes acabam se tornando um costume, mas é importante evitar esse hábito, porque você pode acabar utilizando esses termos na sua redação sem perceber e isso pode prejudicar sua pontuação no vestibular.

    É importante também levar em consideração o contexto das mensagens e o tipo de relacionamento que você tem com a pessoa. Mensagens mal escritas podem causar mal-entendidos, especialmente quando estamos nos comunicando com pessoas que não conhecemos pessoalmente, o mesmo pode acontecer no momento da escrita da sua redação, portanto fique sempre atento!

    A boa pontuação e a gramática também são importantes, pois demonstram que estamos dispostos a nos esforçar para nos comunicar de maneira clara e eficaz. 

    Embora possamos pensar que uma mensagem informal pode ser mais fácil de escrever, é importante ter cuidado para não parecer desrespeitoso. Uma das maneiras mais fáceis de evitar problemas ao escrever na internet é simplesmente tomar o tempo necessário para revisar e editar o que foi escrito antes de enviar ou publicar. Pode parecer tentador enviar uma mensagem assim que a escrevermos, porém é importante verificar se ela está clara e precisa antes de enviá-la. Esse hábito também vai te ajudar muito no momento que estiver escrevendo sua redação.

    1. Seja objetivo:

    Quando for escrever, seja objetivo e vá direto ao ponto.

    Para escrever um texto bom, você precisa ser claro e objetivo, isto significa ir direto ao ponto, sem rodeios. Dê sua opinião de forma clara e coerente. 

    Redação é uma forma de arte. A maneira como você escreve fala muito sobre você como pessoa. 

    Pensando nisso, aqui estão algumas dicas para te ajudar a escrever de forma correta e cuidadosa:

    • Releia o que você escreveu: sempre que terminar de escrever, leia o que você escreveu. Isso te ajudará a identificar erros e corrigi-los.
    • Evite usar gírias: gírias podem ser difíceis de entender para quem não fala o mesmo idioma que você. Além disso, elas podem deixar o seu texto menos formal.
    • Use palavras que todos entendam: escolha palavras que todos possam entender. Se você usar um vocabulário muito específico, as pessoas podem não entender o seu texto.
    • Seja objetivo: quando for escrever, seja objetivo e vá direto ao ponto. Dê sua opinião de forma clara e coerente.

     

    Fazer uso desses recursos pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades de escrever sua redação e tornar o processo mais eficiente.

    Para saber mais sobre o We Choice

    Programa de escolha para orientação profissional

    Clique aqui
    Share on whatsapp
    WhatsApp
    Share on email
    Email
    Share on facebook
    Facebook
    Share on linkedin
    LinkedIn