Pular para o conteúdo

1. Nossa História: Educação que Evolui com o Mundo

    1 1

    Em 2020, nasceu a We Students EdTech, impulsionada por um propósito: desenvolver conteúdos educacionais diferenciados, capazes de responder aos desafios do aprendizado contemporâneo em diferentes realidades escolares.

    Desde o início, nosso foco foi construir metodologias que atendessem às necessidades de alunos e professores, respeitando a diversidade das escolas públicas e privadas e antecipando as transformações do mundo digital.

    A partir de um período especialmente desafiador para o cenário educacional brasileiro, investigamos com profundidade as lacunas no processo de ensino e aprendizagem. Essa análise nos permitiu mapear com clareza os entraves que comprometiam a jornada de alunos e professores, como a desconexão entre teoria e prática, a baixa motivação estudantil e as dificuldades de comunicação no ambiente escolar.

    Entre 2020 e 2022, conduzimos uma série de aplicações práticas em escolas públicas, ONGs e instituições de formação, testando conteúdos e estratégias com estudantes de diferentes perfis. A partir dessas experiências, desenvolvemos nossa metodologia exclusiva, integrando aspectos cognitivos, emocionais e sociais, sempre com base nas melhores práticas pedagógicas e nos avanços da neurociência da aprendizagem.

    No início de 2023, iniciamos a produção efetiva das coleções, aplicando a metodologia validada. E em 2025, finalizamos a primeira versão completa das coleções Fundamentos para a Vida e Preparação Completa, que seguem em constante aprimoramento, acompanhando a evolução do mundo educacional.

    Como nasceu nossa metodologia

    Conheça as quatro fases que deram origem às coleções exclusivas da We Students:

    1. Aplicação em Campo — Laboratórios Reais de Aprendizagem

    Antes mesmo de termos coleções formalizadas, realizamos uma série de aplicações práticas em escolas públicas, ONGs e instituições de formação profissional. Essas experiências aconteceram em contextos diversos e desafiadores, permitindo que testássemos conteúdos com alunos de diferentes idades, perfis e regiões. A partir desses encontros reais, conseguimos identificar as barreiras que dificultavam a aprendizagem — como a ausência de vínculo entre teoria e prática, desmotivação, lacunas cognitivas e falhas na comunicação entre professor e estudante.

    2. Validação Técnica e Pedagógica

    Com base nos resultados desses laboratórios, iniciamos o processo de estruturação da metodologia, testando-a com especialistas, professores e coordenadores pedagógicos. Esse período foi marcado por revisões constantes, produção piloto de materiais, ajustes conceituais e análise crítica do que, de fato, funcionava na prática. Todas as coleções foram desenhadas para garantir aplicabilidade, clareza metodológica, alinhamento à BNCC e compatibilidade com os diferentes contextos da educação básica.

    3. Integração Científica e Tecnológica

    A construção da metodologia We Students envolveu a integração entre neurociência da aprendizagem, psicologia positiva, teoria das inteligências múltiplas, terapia cognitivo-comportamental e os pilares da educação integral. Incorporamos ainda práticas ativas como ensino híbrido, aprendizagem baseada em projetos, gamificação e o uso consciente da tecnologia. Tudo isso respeitando o desenvolvimento dos estudantes e a realidade dos educadores, garantindo materiais que acolhem e potencializam a atuação docente.

    4. Escuta Ampla e Colaborativa

    Durante todo o processo, mantivemos o compromisso de ouvir — com atenção e respeito — educadores, gestores, alunos, famílias e especialistas. Acreditamos que uma metodologia só é completa quando nasce do diálogo. Assim, cada volume, história, atividade e orientação reflete esse processo coletivo. A escuta se mantém até hoje como uma das principais diretrizes da We Students, guiando cada nova atualização, cada adaptação e cada passo dado rumo a uma educação mais humanizada, inovadora e eficaz.